Espaço Schengen: O que acontece se eu ficar mais de 90 dias na Europa?

O espaço Schengen é um tratado com diversos países que permite a livre circulação de pessoas, bens , serviços e etc.

Nesse tratado, os turistas podem permanecer no país por 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, você pode ficar 90 dias dentro desse espaço e terá de ficar fora dele por 90 dias. Depois disso poderá retornar e ficar mais 90 dias e assim consecutivamente.



Como prolongar a sua estadia pela Europa?

Bem existem algumas opções. A mais simples delas é programar sua viagem para ficar 90 dias visitando os países do tratado e 90 dias visitando os países fora do tratado, como o Reino Unido e os países do leste europeu. 

Mas preciso ficar um tempo superior a 90 dias, como faço?

Bem neste caso será preciso um visto. Países como Itália, Suécia e França emitem visto de até 12 meses. 

E existem países como Portugal, onde é possível estender seu visto de turista. Para isso é preciso entrar em contato com o SEF 60 dias antes do vencimento do seu visto como turista solicitando a extensão do período do visto. Essa extensão só será válida para Portugal e só pode ser solicitada uma única vez. Enquanto estiver a aguardar a resposta do SEF, sua situação será irregular no país.

O que é o ETIAS e quando entra em vigor?

O ETIAS é uma autorização de viagem eletrônico, para que os turistas possam entrar no espaço do Schengen e poderá ser solicitado através de seu site. Entra em vigor em 2023.

Qual a validade da autorização de viagem ETIAS?

Ele terá a validade de 3 anos e permite múltiplas entradas no espaço durante sua validade, porém a regra de período de permanência no espaço permanece o mesmo. Pode ficar no espaço por  90 dias consecutivos ou intercalados, com ausência do espaço por mais 90 dias, completando assim os 180 dias. 

O que acontece se passar os 90 dias e não for embora do espaço Schengen?

Bem, a punição pode ser bem ruim, como ser proibido de entrar na União Europeia por um período de 5 anos, ou até pior como na Suécia e Reino Unido em que a proibição pode chegar até 10 anos.

Quais os documentos necessários para viajar para o espaço Schengen ?

  • Passaporte válido por pelo menos 3 meses antes da data do retorno da sua viagem. Ou seja, o passaporte deve ter no mínimo 6 meses antes do fim da validade.
  • Passagem de retorno ou saída do espaço Schengen para outro país terceiro, com data máxima de 90 dias a contar da entrada.
  • Seguro viagem com cobertura de despesas médicas de no mínimo 30 mil euros
  • Comprovante de hospedagem ( seja do hotel ou carta-convite )
  • Comprovação financeira que possui condições de pagar sua estadia no espaço. Como extrato bancário, limite do cartão de crédito e dinheiro em espécie.

Comentários