Posso morar em outro país da Europa com a autorização de residência de Portugal?
Saiba por quanto tempo você pode morar em outro país da Europa com a autorização de residência.
Para quem possui a autorização de residência temporária
De acordo com o artigo 85º da lei n.º23/2007 - a lei portuguesa de estrangeiros e migrações - a autorização de residência pode ser cancelada quando o interessado se ausente do país por um período de 6 meses consecutivos ou 8 meses interpolados em caso de autorização temporária (em regra, válida por 1 ano quando da primeira concessão).
Para quem possui a autorização de residência permanente
No caso da autorização permanente (em regra, concedida após 5 anos de residência legal em Portugal), o prazo é elevado para 24 meses seguidos ou 30 meses interpolados.
Ou seja, se a autorização de residência for temporária, o cidadão não pode se ausentar de Portugal por um periodo superior a 6 meses, ou 8 meses se ficar indo e vindo de Portugal. Agora se a autorização de residência for permamente, ele poderá se ausentar por até 24 meses de Portugal, ou 30 meses se ficar indo e vindo do país.
Para quem deseja trabalhar em outro país da Europa com a autorização de residência
Para quem pretende residir em outro país da União Européia, talvez esse seja um período curto. Agora para quem deseja trabalhar em outro país da União Européia utilizando seu título de residência português, é preciso informar ao SEF através de um requerimento de forma antecipada. Nesse requerimento deve-se demonstrar qual será a atividade profissional, empresarial, ou de natureza cultural ou social no país de destino a ser desenvolvida. Após realizado esse procedimento, o seu período de ausência pode ser superior ao mencionado anteriormente.
Para concluir, se você deseja morar em outro país, o período máximo que poderá se ausentar de Portugal é de 24 meses consecutivos com a autorização de residência permanente, salvo nos casos em que se comprove um vinculo empregatício com o país de destino e o SEF estenda esse prazo para você previsto em lei. Talvez esse não seja o caminho mais fácil para viver regularmente em outro país da União Européia. Verifique no país de destino quais meios um estrangeiro pode viver regularmente.
Comentários
Postar um comentário