Receba 750 euros do governo de Portugal para estudar na área digital
Trata-se de um incentivo do governo português aos cidadãos residentes em Portugal, para aumentar as qualificações do profissionais na área de tecnologia de informação.
Essa área em Portugal sofre de uma grande escassez de mão de obra, e atualmente possui bons salários.
Gestão de redes sociais, cibersegurança, tratamento de dados, marketing digital ou UX design. Estes são apenas alguns exemplos de áreas que fazer formação com um cheque do Governo de até 750 euros.
O Governo espera que a medida chegue a 25 mil trabalhadores, tendo já alocado mais de 18 milhões de euros para a distribuição dos cheques. Esta iniciativa faz parte do programa Emprego + Digital complementado por outras medidas e com uma verba total de 94 milhões de euros no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Há várias possibilidades para as áreas de formação. “Podem ser questões ligadas à cibersegurança, tratamento de dados, marketing digital, aquilo que cada trabalhador entenda que é importante para o aperfeiçoamento das suas competências para o mercado de trabalho", disse o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.
Como posso candidatar? Até quando?
A distribuição do cheque Formação + Digital não implica processos de candidatura. Pode começar já a fazer uma formação na área do digital e, a partir de Setembro de 2023, vai encontrar no portal do IEFP um espaço para submeter a fatura que pagou. O Governo irá, depois, fazer o reembolso com um teto máximo de até 750 euros por pessoa.Qualquer pessoa pode participar?
Esta iniciativa é abrangente. Não importa a idade, área de formação ou a função que alguém desempenha neste momento. Os requisitos que estão definidos dizem respeito apenas ao emprego: é obrigatório estar trabalhando.Podem candidatar-se ao cheque pessoas que estejam trabalhando para uma empresa ou entidade (trabalhadores por conta de outrem), freelancers ou trabalhadores independentes, empresários ou sócios de sociedades unipessoais.
Que área posso estudar com este cheque?
Uma vez que o intuito do programa é a “formação e requalificação na área digital de trabalhadores de empresas e de entidades da economia social, contribuindo para fomentar a respectiva transformação digital destas entidades empregadoras, bem como para a melhoria das competências e das qualificações individuais de cada um dos envolvidos nos projectos de formação profissional”, como se pode ler no site do IEFP, todas as formações relacionadas com o mundo do digital estão abrangidas pelo programa.Alguns exemplos: edição de imagem e vídeo para redes sociais, comércio digital, cibersegurança e segurança informática, gestão de redes sociais, UX e UI design, análise de dados, business intelligence ou linguagens de programação.
Comentários
Postar um comentário